terça-feira, 7 de junho de 2016

Alimentação na gravidez

Alimentação durante a gravidez

Mal descobrimos que estamos grávidas, temos a tendência para fazer mudanças na nossa vida, de maneira a dar o melhor ao nosso filho. Embora no primeiro trimestre a alimentação seja importante, é a partir do segundo trimestre que realmente importa.
Por este motivo (motivo este importantíssimo), deixo-vos um post sobre que alimentação devemos ter e o porque de a termos, nesta fase maravilhosa da nossa vida.

Devemos ter uma alimentação variada e equilibrada (recomendação esta, que também se aplica às mulheres que não estão grávidas).
Na gravidez, devemos ter uma alimentação rica em ferro, de forma a evitar o aparecimento de anemia e rica em ácido fólico, para garantir uma boa formação do sistema nervoso do bebé.  



Alimentos ricos em cálcio
O cálcio é um mineral muito importante para o desenvolvimento dos ossos e dentes do bebé. Se a mãe não ingerir alimentos ricos em cálcio, este mineral vai ser retirado dos seus próprios ossos. (Muitas mulheres após serem mãe, começam a apresentar sérios problemas a nível dos dentes. Isto deve-se à perda de cálcio que foi doado ao seu bebé durante a gravidez, pelo défice de ingestão de alimentos ricos em cálcio).
Alimentos ricos em cálcio: Queijo, iogurte, brócolos, espinafres, couves, feijão, laranja e peixes (salmão e sardinha).




Alimentos ricos em ácido fólico
O ácido fólico é muito importante para o bom desenvolvimento do sistema nervoso do bebé, especialmente do tubo neural.
Alimentos ricos em ácido fólico: Feijão, ervilhas, lentilhas, vegetais de folha verde, nozes, amendoins e castanhas. (Ter em atenção, que estes frutos secos, fazem bem se forem ao natural, se tiverem sal, poderão ser prejudiciais à saúde).



Alimentos ricos em ferro
Os alimentos ricos em ferro, são importantíssimos para prevenir o aparecimento de anemia (muito comum na gravidez).
Alimentos ricos em ferro: Carne de aves, peixes, ovos, vegetais de folha verde escura (espinafres, agrião, brócolos, couve).
Sempre que ingerir alimentos ricos em ferro, tente ingerir ao mesmo tempo alimentos ricos em vitamina C (como laranja, kiwi, brócolos e tomate), pois estes alimentos vão ajudar na absorção do ferro e são ótimos para prevenir gripes e infeções.



Alimentos ricos em iodo
Os alimentos ricos em iodo são importantes no desenvolvimento do sistema nervoso central do bebé, bem como para a saúde da mãe.
Alimentos ricos em iodo: Algas, peixes, leguminosas, queijo e iogurte.



Alimentos ricos em fibra
Estes alimentos são essenciais para o funcionamento intestinal. Mas atenção, tem que ingerir muita água diariamente senão as fibras podem fazer o efeito contrário.
Alimentos ricos em fibra: Laranja, maçã, ameixa, kiwi, mamão, legumes e vegetais, cereais integrais, farelos de aveia e linhaça, feijão, ervilhas e lentilhas.




Alimentos ricos em ácidos gordos polinsaturados e ómega 3
São muito importantes no desenvolvimento da visão e do sistema nervoso do bebé.
Alimentos ricos em ómega 3: Azeite vegetal, óleo de amendoim, óleo de soja, salmão, bacalhau e sardinha.






ATENÇÃO
Todas as grávidas deveríamos comer peixe, pelo menos duas vezes por semana, mas devemos evitar os peixes que têm grande quantidade de mercúrio (tais como o atum, cação e peixe espada). Isto porque o mercúrio, passa pela placenta e por este motivo pode prejudicar o desenvolvimento neurológico do bebé.



PROIBIDO NA GRAVIDEZ
·         Bebidas alcoólicas: Estas podem criar um atraso no crescimento e desenvolvimento do bebé.
·        

       Bebidas estimulantes: Tais como o café, chá verde e preto, coca-cola. Devem ser evitadas, pois podem aumentar o risco de aborto espontâneo.


As gravidas que não são imunes à toxoplasmose, não devem comer carne mal passada e devem lavar muito bem todos os alimentos que sejam ingeridos crus. (Devem mesmo retirar a casca).



Sem comentários:

Enviar um comentário