terça-feira, 31 de maio de 2016

Motivo da minha ausencia


Hello girls,

Desde já peço imensas desculpas, por todo o tempo que estive ausente.

Muito bem...tenho noticias maravilhosas e outras não muito boas, que agora são maravilhosas novamente.

Ok, parece um pouco confuso... bem sei disso, mas esta fase que passei, foi isso mesmo CONFUSA.

Muito confusa, aflitiva, emocionante, terrível, maravilhosa...enfim, o melhor é mesmo começar a explicar o que se passou comigo desde a minha última publicação.


 Na segunda- feira, dia 7 de Março, descobri que estava grávida. Fiz o teste, e o resultado foi positivo, fiquei super contente. Como todas as mulheres que descobrem que estão grávidas (pelo menos aquelas que programaram para tal acontecer), comecei logo a elaborar um plano de treino adaptado ao meu estado naquele momento, um plano alimentar bastante equilibrado para não faltar nutrientes ao meu bebé, mas esta felicidade, duurou apenas 2 dias, pois na quarta feira, dia 9 de Março comecei a sangrar. Entrei em pânico e fui imediatamente para as urgências da maternidade Alfredo da Costa. Demoraram uma eternidade para me atender, eu chorava por todos os lados, e quando finalmente entrei no consultório, a médica observou-me, fez-me a sonda vaginal e estava de 5 semanas.
Depois de me observar sentei-me na cadeira e a médica disse que infelizmente tinha que ser directa comigo, pois muitas mulheres têm abortos espontâneos.
Mas que também poderia estar a sangrar devido à nidação.

O que é a nidação??? Perguntam vocês....Muito bem, é o processo da fixação do óvulo fecundado no útero. E durante este processo é normal ocorrer um leve sangramento mais ou menos de 3 dias.

Fui para casa numa grande incerteza e a rezar para que tudo não passasse de um susto. Continuei a sangrar, mais um, dois, três, quatro, cinco dias e nada de passar.
No dia 10 de Março fui à médica, que tinha marcado para me acompanhar durante a gravidez, e ela disse o mesmo que a Doutora da maternidade Alfredo da Costa, contudo marcou-me uma ecografia e quando a realizei, estava de 7 semanas + 4, na qual detectaram um descolamento do bordo inferior do trofoblasto com 13 * 7 mm. Este era o motivo porque estava sempre a sangrar sem parar. A Doutora recomendou que ficasse de baixa, visto estar com uma gravidez de alto risco. E assim foi, a partir desse dia, parei de trabalhar e não podia me levantar da cama para nada a não ser para ir à casa de banho. Passava os dias a chorar na cama, vi todas as séries e mais algumas e já estava com a cabeça a rebentar sem nada para fazer.

No dia 18 de Abril, encontrava-me com 12 semanas + 4 dias. Fui fazer outra ecografia, os sangramentos continuavam, não havia meio de passar, e confirmou-se que o descolamento ao nível do bordo inferior do trofoblasto permanecia, embora estivesse em organização, o tamanho era maior. Estava com 28 * 14 mm. Mais uma vez a Médica receitou repouso absoluto. Mais cama, mais desespero, mais stress, nada fazia sentido naquele momento para mim. Até ao dia 20 de Junho que era quando iria ter a próxima ecografia.
Mas o motivo por todo aquele sacrifício era grandioso demais e lá me aguentei entre lágrimas e sorrisos.

Um dia, já não me recordo qual, senti-me desconfortável e bastante molhada, fui para a casa de banho e quando me sento na sanita, vejo as cuecas, as calças, tudo cheio de sangue, quando olhei para a sanita o sangue saia sem parar (nunca tinha visto tanto sangue, a sanita toda ela era vermelha), fui para as urgências dos Lusíadas, fui muito bem atendida pelo médicoda urgência. Observou-me e disse que estava tudo bem com o bebé. Fez-me a ecografia e lá estava ele a dar às perninhas (sim já dava para ver as pernas a mexer) e o coração estava a bater normalmente. A razão da hemorragia não sabia explicar, mas estava tudo bem.
Fui para casa, mais calma, mas muito apreensiva na mesma. Continuei de cama, só a ver televisão e nada mais. Passaram mais duas semanas, e os sangramentos sempre na mesma, calmos, mas permanente, e sem se explicar mais uma hemorragia gigante. Mais sangue por todo o lado (nunca pensei ter a capacidade de sangrar tanto). O meu marido, agarrou em mim e levou-me à maternidade Alfredo da Costa, onde fui vista por outra médica, realizaram-me mais um ecografia e o mesmo aconteceu...não sabem o porque da hemorragia, mas com o bebé está tudo óptimo...do mal o menos, pensava eu. No meio de tantos sustos o meu rebento estava sempre bem.
No meio disto tudo esqueci-me de referir que estava a ser acompanhada no Hospital British, pela Doutora Maria Rosário Moura. E que mal tive a primeira hemorragia, liguei logo no dia a seguir para o hospital, no seguimento de falar com a minha médica (sim porque mesmo com este problema, não me deu o seu contato telefónico). Nesse telefonema disseram que a Doutora não se encontrava e que não estavam autorizados a dar os contactos dos doutores, o qual compreendei e pedi para passarem o recado à doutora e esta entrar em contacto comigo , pois era muito urgente. Pois bem até ao dia de hoje, nem hospital, nem médica, nada entrou em contacto comigo. Senti-me negligenciada e decidi não voltar aquela médica.  Pois o que fez foi uma grande falta de respeito.
Fui ao meu centro de saúde e comecei a ser acompanhada lá.
As enfermeiras no centro de saúde foram de uma doçura espetacular, mediram-me a pressão arterial, pesaram-me, deram-me os livrinhos com tudo relativo à gravidez. Completamente incansáveis, ADOREI-AS. (Coisa que no hospital British, nunca aconteceu).
O meu médico, O Doutor Daniel Campos, também foi formidável, e passou-me uma ecografia para o mês de Maio, pois como estava com gravidez de risco não poderia estar tanto tempo sem verificar se estava tudo ok com o meu bebé.
E assim foi, no dia 5 de Maio lá estava eu a fazer a minha ecografia, e o bebé mais uma vez, encontrava-se em acção, coma as pernas e as mãos sempre para cima e para baixo, parecia ele que estava numa festa =) Nesta altura ainda me encontrava a sangrar mas mais reduzido. Estava de 15 semanas. E estava com um hematoma - placentário 16.6 mm * 3.6 mm. As  coisas estava a melhorar e o Doutor, disse que já não precisava de estar o dia todo na cama, mas para não abusar. Não realizar esforços, não andar muito de carro, mas que já podia dar uma voltinha. Senti um alivio e uma felicidade gigante.
Contudo, por insistência do meu companheiro, marquei consulta nos Lusíadas com a Doutora Marta Marum (especialista em gravidez de risco).Fui à consulta e AMEI, a Doutora era de uma preocupação e de um profissionalismo acima das média. Observou-me de cima a baixo, por fora, por dentro, fez-me mais uma ecografia. Disse que as coisas tinham tudo para resultar e dar certo que estava muito bem, mas para nunca esquecer pelo que passei e que uma gravidez de risco é mesmo isso DE RISCO, logo não posso mesmo abusar. No final da consulta deu-me um papel com o número de telefone dela e disse para qualquer coisas lhe ligar, caso ela não atendesse, para deixar mensagem que assim que terminasse as suas consultas entraria logo em contacto comigo. Senti-me confiante, acompanhada e finalmente descansada por estar com alguém realmente competente e da área.

Hoje encontro-me de 18 semanas +5 e estou muito feliz pois à 15 dias que não sangro, a barriga esta a crescer, já começo a ganhar peso (sim porque esta foi outra)...deveria estar pelo menos com 5kg a mais e só tinha engordado 1kg, mas já engordei mais 1kg =), logo tudo esta a ficar melhor.

Por isto futuras mamas, que estão a passar o mesmo que eu passei e que infelizmente continuo a passar, nunca desistam, façam o sacrifico, pois vale a pena. E mesmo que algo não corra bem, pelo menos ficam com a consciência, que fizeram tudo ao vosso alcance para que o bebé vingasse.


Por todo isto, nunca mais escrevi no blog.
Peço desculpas mas foram momentos bastante difíceis, mas agora terão de me aturar novamente... Obviamente que alguns dos post serão relacionados com gravidez =)

E também vou dando noticias do meu estado, para estarem ocorrentes da situação.

Beijinhos e qualquer dúvida já sabem, é só escreverem.

MUAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

1 comentário:

  1. É preciso mm mt coragem. Mts bjs e força vai tudo correr bem para ti és forte assim como o teu bebé. Felicidades e descansa mt.A minha irmã tb ficou com gravidez de risco e não é facil mas a familia e os amigos sempre presentes tornam td maid facil. Bjs tita

    ResponderEliminar